Unidade 2- ROTEIRO DE ESTUDO

 Nesta unidade você irá estudar:

 -Quinhentismo Brasileiro

- Barroco Brasileiro

- Figuras de Linguagem

QUINHENTISMO  BRASILEIRO   

 

CRONOLOGIA

PERÍODO SÉCULO XVI

INÍCIO 1500 – Carta de Pero Vaz de Caminha

Término-1601- Prosopopeia, de Bento Teixeira-início do Barroco

 

O Quinhentismo, fase da literatura brasileira do século XVI, tem este nome pelo fato das manifestações literárias se iniciarem no ano de 1.500, época da colonização portuguesa no Brasil. A literatura brasileira, na verdade, ainda não tinha sua identidade, a qual foi sendo formada sob a influência da literatura portuguesa e europeia em geral. Logo, não havia produção literária ligada diretamente ao povo brasileiro, mas sim obras no Brasil que davam significação aos europeus. No entanto, com o passar dos anos, as literaturas informativa e dos jesuítas, foi dando lugar a denotações da visão dos artistas brasileiros.

Na época da colonização brasileira, a Europa vivia seu apogeu no Renascimento, o comércio se despontava, enquanto o êxodo rural provocava um surto de urbanização. Enquanto o homem europeu se dividia entre a conquista material e a espiritual (Contrarreforma), o cidadão brasileiro encontrava no Quinhentismo semelhante dicotomia: a literatura informativa, que se voltava para assuntos de natureza material (ouro, prata, ferro, madeira) feita através de cartas dos viajantes ou dos cronistas e a literatura dos jesuítas, que tentavam inserir a catequese.

A carta de Pero Vaz de Caminha traz a referida dicotomia claramente expressa, pois valoriza as conquistas e aventuras marítimas (literatura informativa) ao mesmo tempo que a expansão do cristianismo (literatura jesuíta).
A literatura dos jesuítas tinha como objetivo principal o da catequese. Este trabalho de catequizar norteou as produções literárias na poesia de devoção e no teatro inspirado nas passagens bíblicas.

José de Anchieta é o principal autor jesuíta da época do Quinhentismo, viveu entre os índios, pelos quais era chamado de piahy, que significa “supremo pajé branco”. Foi o autor da primeira gramática do tupi-guarani e também de várias poesias de devoção.

 

Principais manifestações literárias de nosso Quinhentismo :

 

1) Literatura Informativa- cartas ,relatórios diários de navegação, tratados e relatos históricos sobre a nova terra

Carta de Caminha inaugura o que se convencionou chamar de Literatura Informativa sobre o Brasil. Este tipo de literatura, também conhecido como literatura dos viajantes ou literatura dos cronistas, como consequência das Grandes Navegações, empenha-se em fazer um levantamento da “terra nova”, de sua floresta e fauna, de seus habitantes e costumes, que se apresentaram muito diferentes dos europeus. Daí ser uma literatura meramente descritiva e, como tal, sem grande valor literário. A principal característica da carta é a exaltação da terra, resultante do assombro do europeu diante do exotismo e da exuberância de um mundo tropical. Com relação à linguagem, o louvor à terra transparece no uso exagerado de adjetivos.

 

Você conhece a Carta de Pero Vaz de Caminha? Leia a seguir alguns fragmentos.

 

Carta a el-Rei Dom Manuel sobre o achamento do Brasil

Senhor, posto que o capitão-mor desta vossa frota, e assim os outros capitães escrevam a Vossa Alteza a nova do achamento desta Vossa terra nova, que se ora nesta navegação achou, não deixarei de também dar disso minha conta. (...)

E assim seguimos nosso caminho, por este mar, de longo, até terça-feira d’oitavas de Páscoa, que foram 21 dias d’Abril, que topamos alguns sinais de terra (...) E à quarta-feira seguinte, pela manhã, topamos aves, a que chamam fura-buchos. Neste mesmo dia, a horas de véspera, houvemos vista de terra, isto é, primeiramente d’um grande monte, mui alto e redondo, e d’outras serras mais baixas ao sul dele e de terra chã com grandes arvoredos, ao qual monte alto o capitão pôs o nome o Monte Pascoal e à terra A Terra de Vera Cruz. (...)

E dali houvemos vista d’homens, que andavam pela praia, de 7 ou 8, segundo os navios pequenos disseram, por chegaram primeiro. (...) A feição deles é serem pardos, maneira d'avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos. Andam nus, sem nenhuma cobertura, nem estimam nenhuma cousacobrir nem mostrar suas vergonhas. E estão acerca disso com tanta inocência como têm em mostrar o rosto. (...)

Ali andavam entre eles três ou quatro moças, bem moças e bem gentis, com cabelos muito pretos, compridos, pelas espáduas; e suas vergonhas tão altas e tão çarradinhas e tão limpas das cabeleiras que de as nós muito bem olharmos não tínhamos nenhuma vergonha. (...)

E uma daquelas moças era toda tinta, de fundo a cima, daquela tintura, a qual, certo, era tão bem feita e tão redonda e sua vergonha, que ela não tinha, tão graciosa, que a muitas mulheres de nossa terra, vendo-lhes tais feições, fizera vergonha, por não terem a sua como ela. (...)

O capitão, quando eles vieram, estava assentado em uma cadeira e umaalcatifa aos pés por estrado, e bem vestido, com um colar d'ouro mui grande ao pescoço. (...) Um deles, porém, pôs olho no colar do capitão e começou d'acenar com a mão para a terra e despois para o colar, como que nos dizia que havia em terra ouro. E também viu um castiçal de prata e assim mesmo acenava para a terra e então para o castiçal, como que havia também prata. (...)

Até agora não pudemos saber se há ouro ou prata nela, ou outra coisa de metal, ou ferro; nem lha vimos. Contudo a terra em si é de muito bons ares frescos e temperados como os de Entre-Douro-e-Minho, porque neste tempo d'agora assim os achávamos como os de lá. Águas são muitas; infinitas. Em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo; por causa das águas que tem! Porém, o melhor fruto que dela se pode tirar parece-me que será salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lançar. (...)

 

capitão-mor: trata-se de Pedro Álvares Cabral.

conta: relato.

oitavas de Páscoa: semana que vai desde o domingo de Páscoa até o domingo seguinte.

horas de véspera: final da tarde.

chã: plana.

cousa: coisa.

vergonhas: órgãos sexuais.

çarradinhas: alguns historiadores consideram "saradinhas", isto é, sem doenças, e outros consideram "cerradinhas", isto é, densas.

tinta: tingida.

alcatifa: tapete, que cobre ou se estende.

Entre-Douro-e-Minho: antiga província de Portugal.

 

 

2 ) Literatura Catequética

Os jesuítas vindos ao Brasil com a missão de catequetizar os índios deixaram inúmeras cartas, tratados descritivos, crônicas históricas e poemas . Naturalmente, toda essa produção está diretamente relacionada à intenção catequética de seus autores. José Anchieta (1534-1597) chegou ao Brasil em 1553e, juntamente com o padre Manuel da Nobrega, no ano seguinte ,no planalto de Piratininga, fundou um colégio que se tornou o núcleo da futura cidade de São Paulo. Tendo em vista a catequese, Anchieta escreveu vários tipos de textos com finalidade pedagógica, como poemas, hinos, canções, autos, além de cartas que informavam sobre o andamento da catequese no Brasil e uma gramática da língua tupi.

 

 José de Anchieta e Pe. Manuel da Nóbrega desenvolvendo o trabalho catequético

 

 

Aluno( a) ,assista o video sobre a Carta de Caminha:

 

BARROCO BRASILEIRO

 

CRONOLOGIA:

 PERÍODO: SÉCULOS XVII e XVIII

 INÍCIO: (1601)- Prosopopeia , de Bento Teixeira.

 TÉRMINO:  (1768): Início do Neoclassicismo

 

O Barroco é um movimento que ocorreu no Brasil , no século XVII.Considera-se como seu marco inicial, o Poema PROSOPOPEIA, de Bento Teixeira, escrito em 1601. Esse período estendeu-se até 1768, com a publicação de “Obras poéticas” de Cláudio Manuel da Costa. Nessa época, a Bahia era o centro econômico da Colônia ,graças a sua economia da base açucareira. Somente ali e em Pernambuco havia alguma atividade de natureza cultural. É nesse contexto que surge o Barroco trazido pelas mãos dos portugueses. Por certo, Gregório de Matos também recebeu influências da arte europeia , principalmente o Barroco espanhol. No entanto, mesclou sua linguagem literária com termos africanos e tupi ,dando-lhe um caráter peculiar, com ares de brasilidade.

O movimento brasileiro, influenciado pelo Barroco português, apresentou suas próprias características, pois diferente da realidade portuguesa de luxo e pompa da aristocracia, o Brasil vivia uma realidade de violência, em que se perseguiam os índios e escravizavam os negros.

O centro de riqueza da época era Minas Gerais, e foi lá que a produção artística, ligada à igreja, concentrou-se. O arquiteto, entalhador e escultor Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, foi o grande representante dessa tendência nas artes plásticas, o estilo rococó predominava em suas esculturas de materiais típicos nacionais, como a madeira e pedra-sabão.

Os escritores que mais se destacaram foram:

 

Na poesia:                                                                                  Na prosa:

- Gregório de Matos                                                                  - Padre Antônio Vieira

- Bento Teixeira                                                                         - Sebastião da Rocha Pita

 

Conheça um pouco da vida e os trechos de obras de autores do Barroco brasileiro acessando os links abaixo:

pt.wikipedia.org/wiki/Bento_Teixeira‎

www.brasilescola.com/literatura/padre-antonio-vieira.htm

www.brasilescola.com/literatura/gregorio-matos-guerra.htm

 

 

       Igreja de São Francisco, em Salvador, com frontão de característica Barroca

 

FIGURAS DE LINGUAGEM

 

 Figuras de linguagem são certos recursos não - convencionais que o falante ou escritor cria para dar maior expressividade à sua mensagem.

Você tomará contato com inúmeros recursos estilísticos por meio dos quais muitas vezes a linguagem se manifesta. A linguagem possibilita-nos n exprimir não só nossa compreensão de mundo (ideias, opiniões, conceitos...) ,mas também nosso mundo psíquico (emoções, e “estados de espírito”).

Quando dizemos, por exemplo, “aquele restaurante é um chiqueiro” estamos afirmando que o lugar é sujo e, simultaneamente, revelando que o lugar nos causa repulsa , nojo.

As figuras de linguagem nascem da intenção ou da necessidade que temos de dizer as coisas de maneira nova, diferente e criativa. O que pretendemos, quando utilizamos , é principalmente surpreender ou impressionar nosso interlocutor e , assim, torná-lo atento e sensível ao que falamos ou escrevemos.

Conhecer os aspectos principais relativos às figuras de linguagem ajuda-nos a compreender melhor os textos ( literários, publicitários....); leva-nos também a ser mais sensíveis à riqueza de possibilidades da linguagem e ao significado simbólico das palavras.

Além disso, os recursos da linguagem figurada podem nos ajudar a expressar de forma  diferente, pessoal , o que pensamos e sentimos.

 

Sentido Denotativo e Conotativo:

Considere as palavras destacados nestes dois anúncios:

1-Pela janela aberta, refletia-se, no espelho da sala, a paisagem do quintal.

2-No espelho do córrego, bailam borboletas bêbadas de sol.

                                                                       (Carlos Drummond de Andrade)

 

Na frase 1, Observamos o SENTIDO DENOTATIVO - Literal ,comum: aquele que exprime a significação usual da palavra

Na frase 2, Observamos o SENTIDO CONOTATIVO - figurado; dependente de um contexto particular.

 

Leia abaixo algumas figuras de linguagem e exemplos:

 

1) PLEONASMO: Consiste na intensificação de um termo através da sua repetição, reforçando seu significado.

Exemplos:

 “Nós cantamos um canto glorioso.”

  “Vi com meus próprios olhos.”

 

2) METÁFORA – COMPARAÇÃO: É o emprego de uma palavra com o significado de outra em vista de uma relação de semelhanças entre ambas. É uma comparação subentendida.

 Exemplos:

 “Minha boca é um túmulo.”

 “Essa rua é um verdadeiro deserto.”

 

3) HIPÉRBOLE: É um exagero intencional com a finalidade de tornar mais expressiva a ideia.

 Exemplos:

 “Ela chorou rios de lágrimas.”

 “Muitas pessoas morriam de medo da perna cabeluda.”

 

4) ONOMATOPEIA: Consiste na reprodução ou imitação do som ou voz natural dos seres.

Exemplo:

“Com o au-au dos cachorros, os gatos desapareceram."

Podemos encontrar também, muito exemplos de Onomatopeia  em histórias em quadrinhos:

 

 

Agora estude mais algumas das principais figuras de linguagem com exemplos acessando o link abaixo:

 

rachacuca.com.br/educacao/portugues/figuras-de-linguagem/

ATIVIDADES

 

Aluno (a), para realizar as atividades, você deverá ler todo o conteúdo do roteiro, pesquisar os links e assistir ao vídeo. Em seu caderno, copie as perguntas e responda-as. A seguir, leve-as até a sala de Português para que seja feita a correção pelo professor.

 

1 ) Assinale os 2 principais escritores que representam o Quinhentismo Brasileiro

a-  (   ) Padre  Anchieta

b-  (   ) Gregório de Matos

c-  (   )  Bento Teixeira

d-  (   ) Pero Vaz de Caminha

 

2) Cartas, relatórios diários de navegação, tratados e relatos sobre a nova terra fazem parte da :

a-(   ) literatura informativa

b-(   ) colonização brasileira

c- (   ) literatura catequética

d- (  ) barroco brasileiro

 

3) Relacione as colunas:

a- Gregório de Matos               

b- Pero Vaz de Caminha         

c- Bento Teixeira           

d- Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho 

 

 (   ) artista plástico  e escultor , principal representante do Barroco no Brasil

 (   )  escreveu cartas retratando a Nova Terra (BRASIL)

 (   )  sua principal obra poética foi  “Prosopopeia”

 (   )   poeta,  representante do Barroco no Brasil

 

4) Marque a opção em que há METÁFORA:

a-(   ) “Minha vida é uma colcha  de retalhos, todas da mesma cor”

b-(   ) “Trata-se de uma pessoa que falta sempre a verdade.”

c-(   ) “Cada qual procura cuidar de si mesmo.”

d-(   ) “O pai Solange foi morto por um raio”

 

5) Assinale a frase em que aparece o SENTIDO CONOTATIVO;

a-(   ) “A garota usava o laço azul prendendo  os cabelos louros”.

b-(   ) “O amor é como um raio”.

 

6-Qual figura de linguagem está representada no quadrinho abaixo?

  Resposta:__________________________________

Atenção, alunos! 

Você também pode responder as atividades por aqui! Envie as respostas e verifique seu e-mail para liberação das provas!