Roteiro de Estudo - Unidade 9

Nessa unidade você irá estudar:

• O mundo dissertativo

• A argumentação causal

• A estrutura do texto dissertativo  

 

O QUE É DISSERTAÇÃO?

 

DISSERTAÇÃO é um tipo de redação muito pedida nos vestibulares, nos concursos, no ENEM. Fazer uma dissertação é escrever um texto em que podemos dar opiniões, expor nossas ideias e nosso ponto de vista a respeito de um determinado tema. Os temas propostos para o texto dissertativo são quase sempre polêmicos. Por essa razão, o que se espera é um texto em que seu autor analise e discuta o tema proposto, defenda seu ponto de vista e proponha soluções.

 

A dissertação apresenta uma estrutura formada por três partes fundamentais:

1ª) Introdução – Constitui o parágrafo inicial do texto, onde é apresentado o assunto.

 

2ª) Desenvolvimento – Essa é a segunda parte de uma dissertação, também chamada de argumentação. É o momento em que se defende o ponto de vista acerca do tema proposto. É a parte em que se apresentam os argumentos, ideias, opiniões, fatos e exemplos do assunto.

 

3ª) Conclusão – Representa o encerramento do texto. Pode-se fazer uma reafirmação do tema e dar-lhe uma conclusão, ou apresentar possíveis soluções para o problema apresentado.

 

 

PRINCIPAIS DICAS PARA FAZER UMA DISSERTAÇÃO

 

O que é CORRETO numa dissertação:

 

1. Escreva de acordo com o tema - tema é o assunto da redação. Procure escrever de acordo com a proposta solicitada. Não confunda tema com título. O tema é o assunto a ser escrito, o título é o nome que você dá à sua redação.

2. Use título - título é nome da redação. Lembre-se: o título é você quem cria, de acordo com o que escreve. Ele deverá ser colocado antes da sua redação e no meio da linha. Não use ponto final depois do título. Entre o título o texto deve-se pular uma linha.

3. Use parágrafos - parágrafos são os espaços deixados entre a margem e o texto. Eles devem adentrar à linha 2 centímetros e iniciarem-se sempre a mesma distância.

4. Use a linguagem culta/padrão - procure escrever de maneira correta usando um bom português, de modo que as pessoas possam entender o que você escreveu.

5. Escreva usando a 3ª pessoa do plural (nós). Exemplos: “Pensamos que”, “No nosso ponto de vista”, “Podemos afirmar que”, “Acreditamos que”.

6. Passe a redação a limpo - a redação final deve ser feita a caneta, não pode ter rasuras ou rabiscos. Por isso, é importante fazer um rascunho antes, para depois passar a redação a limpo.

7. Escreva com letra legível - não precisa ter a letra linda, mas é necessário que outras pessoas entendam o que você escreve.

8. Utilize os articuladores textuais - palavras ou expressões que ajudam a ligar ideias e dão força aos argumentos. Veja, alguns deles, no quadro a seguir:

 

 

ARTICULADORES TEXTUAIS

Para iniciar um parágrafo

é sabido que; muitos concordam que; ninguém duvida que; é certo que; todos concordam que;  vale ressaltar que;

 

Para organizar seus argumentos

além disso; por isso; mas; porque; pois; contudo; além do mais; além desses aspectos; ademais;

 

 

Para apresentar sua posição

do nosso ponto de vista; pensamos que; acreditamos que; dessa perspectiva; na nossa forma de pensar; na nossa opinião;

 

Para indicar que você não tem dúvidas sobre determinado assunto

sem dúvida podemos afirmar que; está absolutamente claro que; com certeza podemos dizer que; é indiscutível que;

 

Para concluir o texto

diante de tudo isso; pelo exposto; portanto; em suma; para concluir; para finalizar; por fim; enfim; concluindo o assunto discutido;


 

 

O que é ERRADO numa dissertação:

 

1. Após o título de uma redação não coloque ponto final;

2. Não use “aspas” e nem sublinhe o título;

3. Não autografe o final da redação; nem use a palavra “FIM”;

4. Não use chavões, gírias, provérbios, ditos populares ou frases feitas;

5. Jamais use a 1ª pessoa do singular (eu). Exemplos: “na minha opinião”, “eu acho que”, “eu penso que”;

6. Não repita muitas vezes as mesmas palavras. Use sinônimos e expressões que representem a mesma ideia;

7. Evite o uso de “etc” e jamais abrevie as palavras;

8. Nunca entregue a redação a lápis.

 

Apresentamos, a seguir, um modelo de dissertação para que você possa observar os passos necessários à elaboração de um texto nota 10.

 

Ler para Compreender

 

           Vivemos na era em que para nos inserir no mundo profissional devemos portar de boa formação e informação. Nada melhor para obtê-las do que sendo leitor assíduo, quem pratica a leitura está fazendo o mesmo com a consciência, o raciocínio e a visão crítica.

           Todos concordam que a leitura tem a capacidade de influenciar nosso modo de agir, pensar e falar. Além do mais, com a sua prática frequente, tudo isso é expresso de forma clara e objetiva. Pessoas que não possuem esse hábito ficam presas a gestos e formas rudimentares de comunicação.

         Vale ressaltar que isso tudo é comprovado por meio de pesquisas as quais revelam que, na maioria dos casos, pessoas com ativa participação no mundo das palavras possuem um bom acervo léxico e, por isso, entram mais fácil no mercado de trabalho ocupando cargos de diretoria.

          Contudo, conter um bom vocabulário não se torna o único meio de “vencer na vida”. É preciso ler e compreender para poder opinar, criticar e modificar situações.

        Diante de tudo isso, sabe-se que o mundo da leitura pode transformar, enriquecer culturalmente e socialmente o ser humano. Não podemos compreender e sermos compreendidos sem sabermos utilizar a comunicação de forma correta e, portanto, torna-se indispensável a intimidade com a leitura.

 

 

► Para você ter um melhor entendimento sobre dissertação, postamos alguns vídeos. Assista-os abaixo e preste bastante atenção nas dicas dadas pelos professores.

 

ATIVIDADES

 

Aluno, para complementar o conteúdo estudado, assista ao vídeo “Redação: provas e concursos”, acessando os sites: EJA no Mundo do Trabalho ou portugues55.webnode.com. 

 

1) De acordo com o vídeo, responda:

 

a) O que é uma dissertação?

b) Para eu produzir uma boa redação, o vídeo cita cinco coisas que eu tenho que fazer. Quais são elas?

c) O que é preciso fazer para se atualizar dos assuntos?

d) Qual é a importância do rascunho?

e) Como se faz a revisão de um texto?

 

 

2) De acordo com o que você estudou neste roteiro, responda:

 

a) Quais são as partes fundamentais para se fazer uma dissertação?

b) Para iniciar um parágrafo, quais articuladores textuais você poderá usar?

c) Explique a diferença entre título e tema.

d) Cite 3 procedimentos que não se devem usar numa dissertação.

 

 

Você já percebeu, por tudo o que estudou neste roteiro que, para fazer uma dissertação é preciso dar opiniões, expor ideias e nosso ponto de vista a respeito de um tema. Agora leia o texto a seguir “A culpa é delas. É o que pensam os brasileiros sobre a violência contra a mulher”, e responda à questão 3.

 

A culpa é delas. É o que pensam os brasileiros sobre a violência contra a mulher

RAFAEL CISCATI

Uma pesquisa realizada pelo Ipea quis saber as opiniões do brasileiro quanto à violência contra a mulher. Os resultados preocupam: a maioria dos brasileiros acredita que o estupro é culpa da mulher, que mostra o corpo e não se comporta como deveria [...]

    Para a maioria dos brasileiros, a mulher deve “dar-se ao respeito”. Ela deve obediência ao marido e só se sente realizada ao ter filhos e constituir família. A maioria ainda acredita que, “se a mulher soubesse se comportar melhor, haveria menos estupros”. Mais que isso: para a maioria dos brasileiros, “mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser estupradas”.

   São essas as conclusões de um estudo conduzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgado nesta quinta-feira (27). Anualmente, o Ipea organiza o Sistema de Indicadores de Percepção Social, uma pesquisa realizada em domicílios brasileiros que visa a identificar a opinião da população acerca de políticas públicas implementadas pelo governo. Neste ano, a pesquisa queria saber o que o brasileiro pensa sobre a questão da violência contra a mulher. Entre maio e junho de 2013, 3.809 domicílios foram consultados, em 212 cidades espalhadas pelo Brasil. Homens e mulheres foram entrevistados. Elas, inclusive, foram maioria – correspondem a 66% da amostra. Dos dados, emerge uma sociedade patriarcal, que busca controlar o corpo feminino e que culpa a mulher pelas agressões sofridas.

   Segundo o Ipea, existe no Brasil um “sistema social que subordina o feminino ao masculino”, no qual “a violência parece exercer um papel fundamental”. Entre os entrevistados, 58,5% acham que, se as mulheres soubessem se comportar haveria menos estupros. Essa percepção, além de depositar a culpa da agressão nos ombros das mulheres, carrega implícita a noção de que os homens não conseguem – e nem deveriam – controlar seus apetites sexuais.

  Segundo o Ipea, 26% dos brasileiros concordam com a ideia de que mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas (originalmente, o Instituto afirmara que 65% dos entrevistados concordavam total ou parcialmente com essa afirmação. O erro foi corrigido em nota divulgada pelo Instituto no dia 04/04). A afirmação, dizem os pesquisadores, mostra a existência de uma “cultura do estupro” no país. Não basta que o comportamento feminino seja alvo de restrições maiores que o masculino: é tolerável que os desvios de conduta sejam punidos, por meio de violência sexual.

 

3) Qual é a sua opinião sobre o assunto abordado no texto?   Você concorda ou não com o que diz a pesquisa. Explique.

 

 

Agora chegou a sua vez de escrever uma dissertação.

 

4) Com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, escolha um dos temas a seguir, e redija um texto dissertativo, de no mínimo 20 linhas,  apresentando opiniões e ideias, e defendendo seu ponto de vista a respeito do assunto escolhido.

► Importante: use todas as dicas estudadas neste roteiro para construir seu texto. Boa sorte!

 

            Temas

 

· Redução da maioridade penal

· O conceito família no século XXI

· Cotas raciais e sociais no ingresso nas universidades públicas

· União civil igualitária entre homossexuais

· Violência contra a mulher na sociedade brasileira

· Assédio moral

· A corrupção no Brasil

· O Brasil é um país solidário?

· A influência do telefone celular nas relações interpessoais

· O trabalho infantil

· Dinheiro traz felicidade?

· O que é preciso fazer para se viver bem e ser feliz?

· Os limites entre a saúde e a estética

· O uso da água na economia brasileira

· Racismo: como virar de vez essa triste página da história?

· Eutanásia: quem decide a hora certa de morrer?

· Juventude e alcoolismo: um problema social

· A imigração no Brasil

 

 

Atenção, alunos! 

Você também pode responder as atividades por aqui ! Envie as respostas e verifique seu e-mail para liberação das provas!