ROTEIRO PARA ESTUDO – 1ª SÉRIE – PORTUGUÊS – ENSINO MÉDIO – PROVA 3

Unidade 3
Nessa  unidade você vai estudar:
  • O Neoclassicismo Brasileiro (Arcadismo)
  • Aleijadinho
  • Acentuação gráfica

 

CRONOLOGIA

Período: séculos XVIII e XIX

Início: 1768 – Publicação das Obras Poéticas, de Cláudio Manuel da Costa

Término: 1836 – início do Romantismo

 
 
INTRODUÇÃO
 

 O Neoclassicismo (Arcadismo) aconteceu no século XVIII, conhecido como o século das luzes, graças às novas ideias de cientistas e filósofos que promoveram uma verdadeira revolução na história do pensamento moderno.

A visão do mundo era calcada em dois princípios: razão e ciência. Tudo deveria ser encarado sob de vista racional. Rejeitavam-se as superstições, as tradições pouco científicas

e a religião passou a ser vista como instrumento de ignorância e tirania.

É nesse contexto que o Neoclassicismo (Arcadismo), nome retirado da Arcádia, região da Antiga Grécia habitada por pastores, encontra expressão no Brasil.

Na literatura, a principal expressão é o arcadismo, caracterizado por um estilo mais simples e objetivo e pela temática voltada para a natureza. Os seus principais poetas encontram-se em Vila Rica, centro cultural do Brasil na época. A vida no campo é também abordada, mas os pastores europeus são substituídos pelos vaqueiros brasileiros. Cláudio Manuel Costa (1729 - 1789), Tomás Antônio Gonzaga (1744-1810) e Silva Alvarenga (1749-1814) são os principais poetas do movimento no Brasil.

Para saber mais, acesse o link abaixo:

ESCOLA MINEIRA

 

Escola Mineira  - denominação genérica que abrange manifestações artísticas e literárias influenciadas pelo Rococó e pelo Neoclassicismo.

Os principais artistas da Escola Mineira foram, na pintura, Manuel da Costa Ataíde e, na escultura e arquitetura, Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.

 

Aleijadinho
Escultor, entalhador e arquiteto mineiro da arte barroca, considerado o maior escultor do período barroco.

 

 


Aleijadinho (retrato): um dos maiores representantes das artes plásticas brasileira

Biografia

Aleijadinho (Antônio Francisco Lisboa) nasceu em Vila Rica no ano de 1730 (não há registros oficiais sobre esta data). Era filho de uma escrava com um mestre-de-obras português. Iniciou sua vida artística ainda na infância, observando o trabalho de seu pai que também era entalhador.

Por volta de 40 anos de idade, começa a desenvolver uma doença degenerativa nas articulações. Não se sabe exatamente qual foi a doença, mas provavelmente pode ter sido hanseníase ou alguma doença reumática. Aos poucos, foi perdendo os movimentos dos pés e mãos. Pedia a um ajudante para amarrar as ferramentas em seus punhos para poder esculpir e entalhar. Demonstra um esforço fora do comum para continuar com sua arte. Mesmo com todas as limitações, continua trabalhando na construção de igrejas e altares nas cidades de Minas Gerais. 

Na fase anterior a doença, suas obras são marcadas pelo equilíbrio, harmonia e serenidade. São desta época a Igreja São Francisco de Assis,  Igreja Nossa Senhora das Mercês e Perdões (as duas na cidade de Ouro Preto). 

 

 

Profeta Daniel (pedra sabão), Santuário de Bom Jesus de Matosinhos (Congonhas-MG)

Já com a doença, Aleijadinho começa a dar um tom mais expressionista às suas obras de arte. É deste período o conjunto de esculturas Os Passos da Paixão e Os Doze Profetas, da Igreja de Bom Jesus de Matosinhos, na cidade de Congonhas do Campo. O trabalho artístico formado por 66 imagens religiosas esculpidas em madeira e 12 feitas de pedra-sabão, é considerado um dos mais importantes e representativos do barroco brasileiro.

 

 

 

Carregamento da Cruz  (escultura em madeira), Santuário de Bom Jesus de Matosinhos (Congonhas-MG)

A obra de Aleijadinho mistura diversos estilos do barroco. Em suas esculturas estão presentes características do rococó e dos estilos clássico e gótico. Utilizou como material de suas obras de arte, principalmente a pedra-sabão, matéria-prima brasileira. A madeira também foi utilizada pelo artista.

Morreu pobre, doente e abandonado na cidade de Ouro Preto no ano de 1814 (ano provável). O conjunto de sua obra foi reconhecido como importante muitos anos depois. Atualmente, Aleijadinho é considerado o mais importante artista plástico do barroco mineiro.

Principais obras de Aleijadinho:

- Retábulo da capela-mor da Igreja de São Francisco em São João del-Rei

- Retábulo da Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto

-  Retábulo da Igreja de Nossa Senhora do Carmo em Ouro Preto

Arquitetura

- Projetos de fachadas de duas igrejas (Igreja de São Francisco em São João del-Rei e Nossa Senhora do Carmo em Ouro Preto).

Escultura

- Conjunto de esculturas do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos (incluíndo as mais conhecidas: "Os Doze Profetas").

 

Conheça “Os Doze Profetas”, acessando o link abaixo:

O NEOCLASSICISMO NO BRASIL

 

CARACTERÍSTICAS:

  • Utilização de personagens mitológicas;
  • Idealização da vida campestre (bucolismo);
  • Eu lírico caracterizado como um pastor e a mulher amada como uma pastora (pastoralismo ou fingimento poético);
  • Ambiente tranquilo, idealização da natureza, cenário perfeito e aprazível (locus amoenus);
  • Visão da cidade como local de sofrimento e corrupção (fugere urbem, fuga da cidade em latim);
  • Aproveitamento do momento presente, devido à incerteza do amanhã. Vivência        plena do amor durante a juventude, porque a velhice é incerta (carpe diem).
  • Episódios da história do país, nas poesias heroicas;
  • O índio como tema literário.

Esses novos temas já prenunciam o que seria o Romantismo no Brasil: a representação do indígena e da cor local.

 

A POESIA LÍRICA

 

         

Cláudio Manoel da Costa (1729 – 1789)

Nasceu na cidade de Ribeirão do Carmo (hoje Mariana), em Minas Gerais, no ano de 1729. Aos vinte anos foi a Portugal para estudar Direito na faculdade de Coimbra, dividindo as obrigações do curso com a produção literária. Depois de terminada a faculdade, retorna ao Brasil onde exerce a função de advogado na então cidade de Vila Rica (hoje Ouro Preto).

O início do movimento árcade na literatura brasileira tem como marco a publicação de sua coletânea de poemas intitulada Obras (1768). Diferentemente da produção poética anterior, Claudio Manoel da Costa prioriza o retrato da natureza como um local de refúgio dos problemas da vida urbana, onde o poeta/pastor pode desfrutar da vida rural ( poesias éclog

Tomás Antônio Gonzaga (1744 – 1810)

Poeta árcade que viveu entre o final do século XVIII e o início do século XIX. Nasceu na cidade de Porto em Portugal no ano de 1744 e veio para o Brasil em 1749, quando tinha apenas quatro anos. Conhece Maria Doroteia Joaquina de Seixas Brandão, jovem de apenas dezesseis anos, a qual inspirou a composição do conjunto de poemas intitulados Marília de Dirceu sob o pseudônimo pastoril de Dirceu.

No ano de 1788, pede Maria Doroteia em casamento, porém, a família da jovem, muito tradicional, inicialmente se opôs ao matrimônio e só mudou de opinião com o passar do tempo. Gonzaga não se casou com Dorotéia, foi preso (1789), como participante da Inconfidência Mineira.

Suas principais obras são: “Marília de Dirceu” e “Cartas chilenas”.

 

Leia um trecho de “Marília de Dirceu”:

 

Eu tenho um coração maior que o mundo,

Tu, formosa Marília, vem o sabes;

Um coração, e basta,

Onde tu mesma cabes

 

 

A POESIA ÉPICA

A poesia épica do Arcadismo brasileiro trouxe inovações para esta escola, que a diferenciou ainda mais do modelo europeu. Temas da história colonial em meio à descrição da paisagem tropical do país e a inserção do índio como herói, mesmo que ainda coadjuvante do homem branco. São as novas perspectivas que começam a delinear uma literatura nacionalista, a ser fundada durante o Romantismo.

 

PRINCIPAIS POEMAS ÉPICOS

Dentre os autores mais conhecidos estão Basílio da Gama e seu O Uraguai, Santa Rita Durão com Caramuru e o poema Vila Rica, de Cláudio Manuel da Costa.

 

 

REGRAS DE ACENTUAÇÃO GRÁFICA

PARA QUE SABER?

Conhecer e aplicar as regras de acentuação gráfica é uma exigência que se impõe a quem, em situações formais, utiliza a língua escrita padrão. Cabe a quem escreve orientar o leitor quanto à correta pronúncia das palavras que utiliza no texto que produz

 

 

 

 

Proparoxítonas

Sílaba tônica: antepenúltima

As proparoxítonas são todas acentuadas graficamente. Exemplos:

trágico, patico, árvore

Paroxítonas

Sílaba tônica: penúltima

Acentuam-se as paroxítonas terminadas em:

 

l

cil

n

len

r

caver

ps

ceps

x

rax

us

rus

i, is

ri, pis

om, ons

iândom, íons

um, uns

álbum, álbuns

ã(s), ão(s)

órfã, órfãs, órfão, órfãos

ditongo oral (seguido ou não de s)

quei,neis

 

Observações:

1) As paroxítonas terminadas em "n" são acentuadas (hífen), mas as que terminam em "ens", não. (hifens, jovens)

2) Não são acentuados os prefixos terminados em "i "e "r". (semi, super)

3)  Acentuam-se as paroxítonas terminadas em ditongos crescentes: ea(s), oa(s), eo(s), ua(s), ia(s), ue(s), ie(s), uo(s),io(s).

Exemplos:

várzea, mágoa, óleo, régua, férias, tênue, cárie, ingênuo, início

Oxítonas

Sílaba tônica: última

Acentuam-se as oxítonas terminadas em:

 

a(s):

sofá, sofás

e(s):

jacaré, vocês

o(s):

paletó, avós

em, ens:

ninguém, armazéns

 

Verbos Ter e Vir

 

Acentua-se com circunflexo a 3ª pessoa do plural do presente do indicativo dos verbos ter e vir, bem como nos seus compostos (deter, conterreter, advirconvirintervir, etc.). Veja:

 

Ele tem

Eles têm

Ela vem

Elas vêm

Ele retém

Eles retêm

Ele intervém

Eles intervêm

 

Obs.: nos verbos compostos de ter e vir, o acento ocorre obrigatoriamente, mesmo no singular. Distingue-se o plural do singular mudando o acento de agudo para circunflexo:

ele detém

eles detêm

ele advém

eles advêm

 

Acento Diferencial

 

   Na língua escrita, existem dois casos em que os acentos são utilizados para diferenciar palavras homógrafas (de mesma grafia). Veja:

a) pôde / pode

Pôde é a forma do pretérito perfeito do indicativo do verbo poder. Pode é a forma do presente do indicativo. Exemplos:

O ladrão pôde fugir. 

O ladrão pode fugir.

 b) pôr / por

Pôr é verbo e por é preposição. Exemplos:

Você deve pôr o livro aqui. 

Não vá por aí!

 

FORMAS DE CRER, DAR, LER E VER E O ACORDO ORTOGRÁFICO

  A terceira pess. do plural do presente do indicativo, dos  verbos  crer, ler, ver  e  derivados, agora escrevem-se :  creem, descreem, leem, preveem, bem como a terceira do plural do pres. subjuntivo  de dar - deem.

Ele crê em Deus, os outros não creem.
Um o livro, os outros leem revistas.
Espero que se deem as mãos.
O pai o mar, os filhos veem as garotas.

Obs : Os verbos  ter,  vir e derivados continuam como antes.
Só um parente tem dinheiro, os outros têm dívidas a pagar.
O enfermeiro detém as pomadas, os médicos detêm os antibióticos.
Um vem de São Paulo, outros vêm de São Luís.

 

Para saber mais sobre a Nova Regra de Ortografia e Acentuação, acesse o link abaixo

ATIVIDADES

■ Aluno(a), para realizar as atividades, você deverá ler todo o conteúdo do roteiro, pesquisar os links e assistir aos vídeos. Em seu caderno, copie as perguntas e responda-as. A seguir, leve-as até a sala de Português para que seja feita a correção pelo professor.

 

1- Após ler sobre o Arcadismo, assinale (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas.

A) (   ) Idealização da vida campestre.

B) (   ) Desequilíbrio entre razão e emoção.

C) (   ) O índio como tema literário.

D) (   ) Pessimismo.

______________________________________________________________________________

2 – Relacione as obras aos autores abaixo:

A) O Uraguai                  (   ) Santa Rita Durão

B) Os Doze Profetas      (   ) Claudio Manoel da Costa

C) Caramuru                  (   )  Basílio da Gama

D) Obras                         (   ) Aleijadinho               

______________________________________________________________________________

3 – Identifique a alternativa em que todas as palavras são acentuadas.

A) altruista, juiz, juizo, saiste, Jau.

B) raiz, hifens, virus, palido, comico.

C) dogma, advogado, serie, grafica, maximo.

D) altruista, Jau, comicio, benção, album.

______________________________________________________________________________

4 – Complete os espaços com pôr (verbo), por (preposição), pôde ou pode (verbos).

 

A) À tarde, gosto de caminhar ________ entre as pedras, para ______ os pés nas águas do mar.

 

B) Ontem ele _______ ir ao cinema sozinho, hoje, quem _______ sou eu.

______________________________________________________________________________

 

 

Atenção, alunos! 

Você também pode responder as atividades por aqui! Envie as respostas e verifique seu e-mail para liberação das provas!